Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Está terminando o prazo da entrega do Imposto de Renda 2021, até 31 de Maio

Publicado por Perfil Removido
há 3 anos

Muitas pessoas deixam de entregar a Declaração de Imposto de Renda no prazo, ou por esquecimento, ou porque não juntou todas as informações, ou talvez não tem todas as informações.

Você sabia que você pode declarar sua IRPF de 2021, só com as informações que já tem? Pois é a dica é que você entrega e depois retifica, o prazo deste ano vai até 31 de Maio. Ou seja, o prazo para envio da declaração de Imposto de Renda 2021 termina às 23h59 do dia 31 de maio, próxima segunda-feira.

A Receita Federal informou que até às 11 horas desta sexta-feira (28) foram entregues 27,5 milhões de declarações. A expectativa é de que 32 milhões de documentos sejam recebidos.

Como declarar imposto de renda?

Comece fazendo o download do programa de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2021 (ano-calendário 2020). O acesso está disponível no site da Receita Federal.

A entrega da declaração do IR 2021 pode ser feita de 3 formas:

  • Pelo computador, por meio do Programa Gerador da declaração (PGD) relativo ao exercício de 2020;
  • Na página Receita Federal, pelo navegador de internet (com certificado digital);
  • Pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones.

O jeito mais fácil de começar é importando os dados da declaração do ano anterior. Assim, as informações pessoais, dos bens e direitos e de pagamentos já vão estar lá. Em caso de eliminação de um desses dados, é só excluir e alterar depois.

Mas se você não tem esses dados, o jeito é começar do zero, preenchendo um por um mesmo. Veja abaixo os documentos básicos que você vai precisar:

  • Informe de rendimentos das empresas para quais trabalhou
  • Informe de rendimentos das instituições financeiras em que tem conta e aplicações
  • Recibos de despesas médicas, odontológicas, etc.
  • Recibos de despesas com educação

O informe de rendimentos é enviado todos os anos pelas empresas. No caso das instituições financeiras, a maioria costuma oferecer esses documentos pelo site ou aplicativo.

A grande novidade do Imposto de Renda 2021 é a obrigatoriedade da declaração para quem recebeu auxílio emergencial. Os contribuintes que foram contemplados com o auxílio e tiveram outros rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76 deverão devolver o benefício.

O processo para declarar o auxílio emergencial é igual a declaração de outras rendas, como salário e aposentadoria. Os valores recebidos do benefício são considerados rendimentos tributáveis e devem ser declarados na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica”.

Informe de rendimento do auxílio emergencial:

Para saber exatamente o valor recebido que deve ser preenchido na declaração é necessário consultar o informe de rendimentos disponível pelo site: https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta


  • Publicações27
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações28
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esta-terminando-o-prazo-da-entrega-do-imposto-de-renda-2021-ate-31-de-maio/1220265800

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)